Club de
Florianópolis

HISTÓRIA DO ROTARY CLUB DE FLORIANÓPOLIS

ANIVERSÁRIO DE 79 ANOS DE FUNDAÇÃO DO ROTARY CLUB  DE FLORIANÓPOLIS , COMPLETADOS EM 17 DE SETEMBRO DE 2018.  O  COMPANHEIRO EDER VIEIRA COUTO, EM HOMENAGEM À DATA, PROFERIU  PALESTRA REGISTRANDO  FATOS IMPORTANTES DA HISTÓRIA DO CLUBE. 

VEJA A ÍNTEGRA DA PALESTRA: 

 do Co. Eder Vieira Couto em Homenagem ao

ANIVERSÁRIO DE 79 ANOS DO ROTARY CLUB DE FLORIANÓPOLIS

 

COMPANHEIRO GOVERNADOR JAIME ZILIOTTO e ESPOSA INEZ

COMPANHEIRO PRESIDENTE CELSO BEDIN JUNIOR

DEMAIS COMPONENTES DA MESA

COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS

VISITANTES E CONVIDADOS

 

No último dia 17 de setembro nosso Clube completou 79 anos.

Ao comemorarmos hoje essa importante data, estamos tendo a honra de contar com a Visita Oficial do Governador do Distrito 4651 ao nosso Clube e aproveitamos para homenagear os companheiros de nosso clube que são Ex-Governadores, a saber:

GALERIA DE 10  EGD´S

LUIZ CARLOS LOPES MANHÃES

CARLOS RODOLPHO PINTO DA LUZ

EVERTON JORGE DA LUZ

ABELARDO VIANNA FILHO

(+) LUIZ CARLOS TRONCA

REOMAR ANTONIO BONOTTO

GENOVÊNCIO MATTOS NETO

(+) REMACLO FISCHER

(+) JORGE MARQUES TRILHA

(+) JOÃO EDUARDO MORITZ

 

(+) in memoriam

Também queremos prestar nossa homenagem a todos os Ex-Presidentes do nosso Clube, que deram importante contribuição na realização dos projetos desenvolvidos ao longo desses 79 anos, dentre os quais destacamos aqueles que ainda permanecem como sócios ativos ou honorários (32), a saber:

 

GALERIA DE 49 EX-PRE

 

 

AUGUSTO ZEFERINO

ADRIANO ZANOTTO

LEONARDO TATIM

ISLANDIA SCHNEIDER

MARIA ATHERINO NEVES

GUILHERME LISBOA

FRANCISCO FELICIANO

ANTONIO BENCZ

EDER VIEIRA COUTO

RUBENS SZPOGANICZ

RONALDO SCHARA

WESLEY COLLEY

LAURO BANDEIRA

OSNY CARMONA

ISRAEL LISBOA

NILTON CUNHA

SERGIO SILVEIRA

PAULO TATIM

(+) EDSON CARDOSO

YAMANDÚ CARLEVARO

ALCEU NEVES

(+) LAURO SALVADOR

DANIEL BARRETO

NORTON CANDEMIL PEREIRA

LUIZ CARLOS MANHÃES

(+) PIRAGUAHY ROSA

WALTER CELSO DE LIMA

(+) AMAURY FIGUEIREDO  

(+) JAYME LINHARES FILHO

AQUILLES CÓRDOVA

(+) WALDIR VELOSO

EVERTON DA LUZ

DJALMO DUMER

OSNY LISBOA

ABELARDO VIANNA FILHO

CARLOS PINTO DA LUZ

(+) HENRIQUE PRISCO PARAISO

(+) ÁLVARO C. CARVALHO

(+) MURILO SALGADO

(+) CLÓVIS PRUDENCIO

(+) JORGE DAUX

(+) ANNITO ZENO PETRI

IVO GASPARINO

GENTIL CORDIOLLI

(+) CASPAR STEMMER

(+) REMACLO FISCHER

(+) WALMOR ZOMMER

GENOVENCIO MATTOS NETO

JOSÉ EDÚ ROSA

 

 

(+) in memoriam

Queremos ainda destacar algumas informações interessantes sobre nosso Clube:

  1. O total de doações do nosso clube à FUNDAÇÃO ROTARIA até a presente data foi de US$ 95,962.69 equivalente hoje a aproximadamente R$400.000,00 (quatrocentos mil reais).

  2. Atualmente nosso clube tem 49 sócios ativos, além de 12 sócios honorários, sendo o maior clube do Distrito 4651.

  3. Os seguintes clubes ainda em atividade são afilhados do nosso Clube :

    Rotary Club de ITAJAÍ
    Rotary Club de LAGUNA
    Rotary Club de BRUSQUE
    Rotary Club de FLORIANOPOLIS ESTREITO
    Rotary Club de FLORIANOPOLIS LESTE
    Rotary Club de BIGUAÇÚ
    Rotary Club de FLORIANOPOLIS ILHA
    Rotary Club de FLORIANÓPOLIS ATLANTICO
    Rotary Club de FLORIANOPOLIS INGLESES
    Rotary Club de FLORIANOPOLIS JURERE
    Rotary Club de FLORIANOPOLIS AMIZADE

  4. Algumas Instituições beneficiadas com projetos humanitários do Clube:

    LAR RECANTO DO CARINHO – Agronômica
    CASA SÃO JOSÉ – Morro da Serrinha
    CASA DA CRIANÇA MORRO DA PENITENCIARIA - Agronômica
    ASSOCIAÇÃO NOVO ALVORECER – Coqueiros
    ASILO IRMÃO JOAQUIM – Centro
    PENITENCIÁRIA DE FLORIANÓPOLIS – Agronômica
    ALBERGUE NOTURNO – Centro
    SERTE – Cachoeira do Bom Jesus
    SECRETARIA DE ASSISTENCIA SOCIAL – PMF


  5. Alguns Projetos e Programas permanentes desenvolvidos pelo Clube:

    PROGRAMA DO VINHO criado em 2004-05 e vigente até hoje
    FÓRUM SOBRE ÉTICA NAS PROFISSÕES em 2007 na ALESC
    LIVROS DE MEMÓRIA DO CLUBE publicados em 2007 e em 2010
    SELO DOS CORREIOS comemorativo dos 70 anos do Clube
    PROJETO PLANTIO DE ÁRVORES
    PROJETO NATAL DAS CRIANÇAS
    PROJETO OLHAR CIDADÃO
    PROJETO LACRE É CIDADANIA
    PROJETO ANIME GAKUEN (arrecadação de gêneros alimentícios)
    PROJETO SC PELA EDUCAÇÃO (em parceria com o Distrito)

  6. Locais das Reuniões do nosso Clube ao longo dos 79 anos:

    CLUBE 12 DE AGOSTO
    LIRA TENIS CLUBE
    TIRO ALEMÃO
    HOTEL BAIA NORTE
    ASSOCIAÇÃO DOS ENGENHEIROS
    RESTAURANTE PIER 54
    RESTAURANTE PEGORINI GRILL
    TOCA DO URSO CHOPERIA
    RESTAURANTE LINDACAP – desde 2013 até hoje

  7. Em 1989, em comemoração ao cinquentenário do clube, quando era Presidente o saudoso companheiro Jayme Linhares Filho, com projeto do companheiro Yamandú Carlevaro, foi erigido um monumento ao ROTARY CLUB DE FLORIANÓPOLIS na Avenida Beira Mar Norte, ao lado do Koxixo’s. Em fevereiro de 2014, na gestão da companheira Maria Atherino Neves, este monumento foi revitalizado.

Em 1991 nosso clube conseguiu a cessão de um imóvel para instalar sua sede na Rua Presidente Coutinho. Com a transferência do refeitório dos alunos e do refeitório dos professores da antiga Escola Técnica Federal para Avenida Mauro Ramos, o prédio foi entregue a Delegacia do MEC. A parte do refeitório dos alunos já havia sido cedida a um Grupo de Escoteiros e a parte do refeitório dos professores estava vaga. O companheiro Luiz Carlos Manhães, que era assistente jurídico daquela Delegacia, conseguiu a cessão desta parte do prédio para abrigar o Rotary e a Casa da Amizade. Com a transferência no ano de 2000 da Casa da Amizade para sua nova sede, nosso clube passou a utilizar sozinho aquele imóvel, compartilhado com o Grupo de Escoteiros. O prédio atualmente pertence a UFSC, que continua permitindo a utilização como sede do nosso clube. O imóvel atualmente também é utilizado pela Governadoria do Distrito para eventuais reuniões.

Na impossibilidade de me alongar, gostaria de solicitar a todos uma efusiva salva de palmas para o ROTARY CLUB DE FLORIANÓPOLIS pelo seu aniversário de 79 anos.



PAUL PERCY HARRIS,O FUNDADOR DO ROTARY INTERNATIONAL

Paul Percy Harris nasceu em 19 de abril de 1868 em Racine, Wisconsin, nos Estados Unidos, ao norte de Chicago. Foi o segundo dos 6 filhos de George N. Harris e Cornelia Bryan Harris. Por problemas financeiros, aos dois anos foi morar, juntamente com seu irmão Cecil, então com 5 anos, com seus avós paternos Howard e Pamela Harris, na cidade de Wallingford, no Estado de Vermont, nos Estados Unidos.

Foi aí que praticamente começou o direcionamento da vida de Paul Harris, como ele mesmo recorda em suas memórias "Meu Caminho para Rotary": “ Eu tive o privilégio de viver em um lar estável, onde não faltava nada e nada era excessivo; onde os ideais eram os mais elevados e a educação era o objetivo supremo.” Esta visão em direção à educação o levou às Universidades de Iowa, onde se formou advogado e obteve o título de doutor honorário na Universidade de Vermont.

Ao receber o seu diploma, Paul decidiu que passaria cinco anos conhecendo o mundo antes de se dedicar à sua nova profissão de advogado. Foi neste tempo que trabalhou como repórter de jornal, professor de economia, ator de teatro e cowboy. Fez também inúmeras viagens pelos Estados Unidos e Europa como representante de uma companhia de mármores e granitos.

Finalmente, em 1896 decidiu advogar em Chicago. O ambiente da cidade era difícil, com muita imoralidade, Incêndios fraudulentos, e falências, melhorando em 1900 com o fechamento das casas de jogos e tavernas, com a Promulgação da Lei Federal de Falências e a segregação da prostituição. Foi advogado durante 32 anos, membro do Colégio de Advogados do Estado de Illinois, do Colégio Americano de Advogados e Presidente da Comissão de Ética Profissional do Colégio de Advogados de Chicago. Em um dia no outono de 1900, Paul P. Harris se encontrou com o advogado Bob Frank para jantar em um luxuoso bairro no norte de Chicago. Eles saíram para uma caminhada parando em algumas lojas no caminho. Harris ficou impressionado com a maneira como Frank tinha feito amizades com muitos dos vendedores.

Desde que se mudara para Chicago para abrir seu escritório de advocacia, Harris não havia encontrado a mesma Camaradagem que Frank tinha com seus colegas empresários, e naquele momento começou a pensar em como encontrar esse tipo de companheirismo que o lembrava da cidade em que ele havia crescido na Nova Inglaterra. Em 23 de fevereiro de 1905 Paul Harris, juntamente com outros três homens de negócios: Silvester Schiele, comerciante de carvão, Gustavus Loehr, engenheiro de minas e Hiram Shorey, alfaiate, reuniram-se no Edifício Unity, na N orth Deaborn Street, 127, 7º andar formando o primeiro clube. O primeiro Presidente foi Silvester Schiele. O clube recebeu o nome de “Rotary” devido ao fato de que seus sócios se reuniam em rodízio nos respectivos locais de trabalho, em um sistema de rodízio. Seu quadro associativo cresceu rapidamente. Em 1907 surgiu o primeiro projeto comunitário: a instalação do primeiro sanitário público da cidade de Chicago, localizado perto da Prefeitura.

Em 1910 foi realizada a primeira Convenção, congregando se os clubes na Associação Nacional de Rotary Clubs. Paul Harris foi eleito Presidente da Associação. Nessa Convenção, por proposição de Arthur Frederik Scheldon, professor de marketing, foi adotado o lema: “mais se beneficia quem melhor serve seus companheiros”. Paul conheceu a sua futura esposa Jean Thompson em 1910 durante um passeio organizado pelo Prairie Club of Chicago, um grupo de amadores de atividades ao ar livre que ele ajudou a formar. Paul e Jean casaram-se em julho Daquele mesmo ano e dois anos mais tarde Paul construiu uma casa com vista para o campo onde eles se encontra ram pela primeira vez. A casa recebeu o nome de Comely Bank, o mesmo nome da rua onde Jean morou em sua infância, em Edimburgo, na Escócia. Paul e Jean não tiveram filhos.

Na 2ª Convenção, em Portland, Oregon, no ano de 1911, Paulo foi reeleito, dedicando-se ao desenvolvimento e expansão. Aprovou-se a proposta de Benjamin Franklin Collins, adotando-se o lema: “Servir, porém não a si próprio. Somente 40 anos depois, na Convenção de 1950, em Detroit, Michigan, EUA, foram oficialmente designados os lemas: “Mais se beneficia quem melhor serve” e “Dar de si antes de pensar em si”. O primeiro Rotary Club fora dos Estados Unidos foi fundado em 1911 em Winnipeg, Manitoba, Canadá. Nesse ano Nasceu a “The National Rotarian” publicação precursora da revista "The Rotarian".

Na Convenção de Duluth, Minnesota, em 1912, o nome foi mudado para Associação Internacional de Rotary Clubes, e encurtado em1922 para Rotary International.

Os Harris viajaram pelo mundo promovendo Rotary, sempre reconhecido como personalidade mundial, destacada, tendo recebido inúmeras condecorações. No Brasil, em 1942, recebeu do Presidente Getúlio Vargas, a “Ordem do Cruzeiro do Sul.

Paul faleceu em Comely Bank em 27 de janeiro de 1947 com 79 anos e foi enterrado no cemitério Mount Hope, nos arredores de Blue Island, perto da sepultura de seu velho amigo Silvester Schiele. Após a morte de Paul, Jean retornou à Escócia, sua terra natal, onde faleceu em 1963, com 82 anos. Em "Meu Caminho para Rotary", Paul atribui os valores nele incutidos por seus avós e vizinhos, a base que o levou à concepção de Rotary:

O Rotary nasceu do espírito de tolerância, boa fé e serviço, qualidades Características de meus familiares e companheiros de infância na Nova Inglaterra. Tenho tentado transmitir minha fé nesses valores a outros Seres humanos, com a mesma intensidade com que ela brilha dentro de mim”.


Notícias do Clube

VII Torneio Brasileiro de Tênis para Rotarianos

O VII Torneio Brasileiro de Tênis para Rotarianos irá acontecer na cidade de Foz do Iguaçu/PR nos dias 13 a 16 de novembro de 2019. As inscrições já estão abertas através do site www.itfr.org  Além de rotarianos, também podem participar os cônjuges, filhos, netos, genros e noras. Mais informações diretamente com a organização do evento. O valor das inscrições serão destinadas para a Fundação Rotária através do programa EndPolioNow.

Postado em 20 de Maio de 2019 por

Rotary Club em Ação, com a realização do Carreteiro Solidário.

O Rotary Club de Florianópolis em Ação.  No dia 11 de maio de 2019,  foi realizado o Carreteiro Solidário cuja arrecadação será destinada à Associação Catarinense de Integração do Cego - ACIC.   A ACIC tem por missão promover a inclusão da pessoa com deficiência visual ou com  baixa visão, contribuindo para sua efetiva participação na sociedade. O evento, realizado com sucesso,  contou com a presença de centenas de pessoas e foi uma parceria entre o Rotary Club de Florianópolis,  a ACIC e Churrascaria Ataliba.   

Postado em 14 de Maio de 2019 por

30a. Reunião Ordinária do Rotary Club de Florianópolis

Realizada a 30a. Reunião Ordinária do Rotary Club de Florianópolis, na data de 09 de maio de 2019, sob a coordenação do companheiro presidente César Augusto Zeferino.  Além de associados e convidados, estiveram presentes os companheiros visitantes : - o  Nilson, presidente do Rotay Club Florianópolis - Jurerê, e companheira Dinorah Sanvitto Tronca,  sócia honorária do Rotary Club de Florianópolis. O companheiro Nilton Cunha fez a Instrução Rotária.  

Postado em 14 de Maio de 2019 por

Reuniões Quintas-Feiras | 12:15
Restaurante Lindacap,000